Você já ouviu falar de terapia cognitivo comportamental para insônia, ou TCC-I? A TCC-I é um tratamento bem aceito e eficiente no combate à insônia crônica. Ela envolve a união de técnicas cognitivas e comportamentais para auxiliar na melhoria da qualidade e quantidade do sono. É considerada hoje a terapia número um nesse tipo de tratamento. Os principais elementos da TCC-I incluem:
Orientação sobre o sono: O terapeuta fornece informações educativas sobre um sono saudável, a fisiologia do sono e a importância de um ambiente favorável ao repouso.
Hábitos de sono: Nessa etapa do tratamento, busca-se estabelecer rotinas e comportamentos que promovam um sono adequado. Isso pode incluir instruções sobre a regulação do horário de dormir, evitar estímulos antes de deitar (como dispositivos eletrônicos), criar um ambiente calmo e confortável para dormir, entre outros.
Restrição do tempo na cama: Esse componente envolve limitar o tempo total passado na cama para aumentar a eficácia do sono. O terapeuta colabora com o paciente na definição de horários regulares de dormir e acordar, considerando a quantidade real de sono obtida durante a noite.
Técnicas de relaxamento: São ensinadas técnicas de relaxamento para ajudar o paciente a reduzir a ansiedade e o estresse antes de dormir. Isso pode envolver exercícios de relaxamento muscular gradual, respiração profunda, meditação ou outras técnicas de relaxamento.
Terapia de associação: O objetivo dessa técnica é fortalecer a relação entre o quarto e o sono, diminuindo atividades não relacionadas ao repouso feitas na cama. Isso inclui a recomendação de utilizar a cama somente para dormir (e atividades íntimas) e sair da cama caso não seja possível dormir em determinado período.
Reestruturação do pensamento: Essa parte do tratamento lida com pensamentos negativos e preocupações relacionadas ao sono, que podem contribuir para a insônia. O terapeuta trabalha com o paciente para identificar e questionar crenças ou pensamentos distorcidos sobre o sono, substituindo-os por pensamentos mais realistas e adaptáveis.
A TCC-I é um processo estruturado geralmente conduzido em várias sessões com um terapeuta especializado. Cada componente é adaptado às necessidades individuais do paciente e pode ser combinado de diferentes maneiras, dependendo do caso.
David Márcio
Neurologista em Campo Grande MS
CRMMS: 11574
RQE: 6870
Comentarios